sábado, 11 de agosto de 2012

A AGRAL e a ACATE realizam evento em comemoração ao Centenário de Jorge Amado

Ari Rodrigues, presidente da ACATE, Eva Lima, diretora do Teatro Sala Zélia Lessa, Ramiro Aquino diretor de Eventos da AGRAL e Ivan Montenegro presidente da AGRAL, organizaram o evento
Com música, teatro, dança, poesia, apresentação de coral, depoimentos emocionados e muito calor humano, o Teatro-Sala Zélia Lessa, retomou depois de vinte anos, as suas atividades culturais, com o evento “Jorge, o Amado filho de Itabuna”, promovido pela Associação Cultural Amigos do Teatro-ACATE e a Academia Grapiúna de Letras-AGRAL.
Em 2010, a ONG ACARI, a ACODECC e a ACATE promoveram em Ferradas o lançamento do projeto Irmão Jorge 100 anos Amado, que na sua essência teria  dois anos de intensas atividades culturais culminando com um mega evento no dia 10 de Agosto de 2012, em Ferradas.
Vários eventos foram realizados, a exemplo de “1 pra 100” do XI Mercado Cultural, do lançamento do livro “Ferradas, um capítulo na história do Brasil” do escritor Gustavo Veloso e recentemente a inauguração do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado.
O evento principal que seria realizado na praça Frei Ludovico em Ferradas, acabou sendo transferido para o teatro-Sala Zélia Lessa em razão de chocar com a programação promovida pela FICC no mesmo dia e horário.
Não tirando o brilho da data e do homenageado, a ACATE e a AGRAL conseguiram fazer quatro horas de programação ininterruptas, com um público estimado em 120 pessoas, e com apresentação de vários artistas.
O evento começou pontualmente às 18 h, com a apresentação do músico Jaffet Ornellas que apresentou um show temático com trilhas das novelas e mini-séries baseadas nas obras de Jorge. Na sequência, o presidente da AGRAL fez o lançamento oficial do concurso de poesia “Jorge o Amado filho de Itabuna” promovido pela AGRAL.
A poetisa e acadêmica Gloria Brandão declamou um poema seu em homenagem a Jorge. Ainda na categoria poesia, o ator e acadêmico Jailton Alves também declamou um poema  inédito de sua autoria, homenageando o escritor.
Na dança, o Grupo Minos, dirigido por Railda Prudente, apresentou o espetáculo de dança “Bahia de Jorge e seus encantos”.
As atrizes Eva Lima e Carla Dantas com participação especial de Alessandro Dantas, emocionaram a todos com a performance “Canção para acordar Jorge Amado” de autoria do escritor Heribaldo de Assis.
Um dos pontos alto da noite, sem sombra de dúvidas, foi a apresentação do Coral Cantores de Orfeu com a participação do recém fundado Coral da AGRAL, regido pela maestrina e acadêmica Zélia Lessa.
O escritor e um dos diretores da ACATE, Adylson Machado deu uma aula de historia, falando com muita propriedade sobre a vida e obra de Jorge Amado.
Como a noite era de festa de aniversário, todos cantaram ao som do coral o “Parabéns pra você” em homenagem a Jorge Amado e também a um dos diretores da ACODECC, Robson Brito, que aniversariou na mesma data do famoso escritor.
O jovem músico, Carlos Santana mostrou seu trabalho, também temático com músicas de Djavan e Caetano que foram sucessos nas novelas e mini-series que retratavam as obras de Jorge Amado.
A última e mais esperada apresentação da noite, foi da do casal holandês que forma o Duo-Bem-Te-Ví , com a participação especial de Débora Nunes.
No final o mestre de cerimônia Ramiro Aquino, chamou ao palco os coordenadores do evento, Ari Rodrigues, Eva Lima, Ivan Montenegro e o próprio Ramiro, diretor de Eventos da AGRAL, para receberem as homenagens dos presentes.
A experiência da fusão da ACATE e AGRAL, foi aprovada por todos.
Os próximos eventos das duas instituições serão divulgadas no boletim informativo do Teatro- Sala Zélia Lessa, que será publicado semanalmente na rede.
Para a realização deste evento, a ACATE e a AGRAL contaram com o apoio da Som & Cia, Buffet Del Pomo,Tiro de Guerra de Itabuna, Formandus Eventos e Formaturas,Canal Oxenti, Escola Profissionalizante de Itabuna e toda a imprensa de Itabuna.
Matéria e Fotos:
Ari Rodrigues
ASCOM-AGRAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário